segunda-feira, 2 de julho de 2012

A FIGURA DO NERD




Pra quem não sabe, Nerd são aqueles indivíduos tidos como intelectuais, com interesse em conhecimento acima do normal, que tira sempre notas boas no colégio e dedica a maior parte do seu tempo útil a estudos, coleções ou leitura.

De acordo com o site da Wikipedia, o termo pode ser originado de duas formas: a primeira viria de uma sigla: Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), devido aos funcionários que supostamente passavam a noite em claro em decorrência das pesquisas; e a outra possibilidade vem de um termo utilizado por alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que chamavam os alunos de knurd (ao contrário drunk, bêbado, em inglês).

Muita gente ainda possui aquela imagem do nerd disseminada nos anos 80 e 90, pelo cinema do aluno cheio de espinhas, com óculos fundo de garrafa, com pouca ou nenhuma relação social. À época, possivelmente, esse deveria ser o perfil do nerd, também conhecido como CDF (crânio de ferro ou cérebro de ferro) no Brasil, porém de alguns anos pra cá, tanto a estética, quanto as atitudes do nerd vem se modificando.

O que é ser nerd? Ter interesse cultural? Gostar de aprofundar conhecimento em diferentes assuntos? Reconhecer que a leitura é o melhor caminho para o aprendizado? Se preocupar com assuntos relevantes da economia e política do país? Então sou e quero ser sempre um nerd.

Essa mania de estereotipar os ‘tipos’ que temos na sociedade não acrescenta nada, pelo contrário, cria preconceitos e ‘verdades’ que não passam de ideias ultrapassadas há anos. Se você acha legal viver em função de nada, esperando a próxima baladinha no fim de semana, ótimo, é seu direito, mas entenda que há pessoas que desejam um pouco mais da vida.

Adoro pesquisar sobre diversos assuntos, amo cinema, música, literatura e, nem por isso, deixo de sair, ter amigos, me divertir, me relacionar com mulheres. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra e, definitivamente, há tempo pra tudo.

Além disso, é comum vermos os nerds dos tempos de escola ocupando posições sociais importantes em grandes empresas ou sendo eles próprios os fundadores das empresas, vide Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook) ou Steve Jobs (Apple). Esses caras ajudaram muito a modificar a visão que se tinha do nerd, pois além de serem extremamente inteligentes, são caras articulados e, acima de tudo, vencedores.

Resumindo, o nerd não é mais aquele moleque assustado das décadas passadas, e se você ainda pensa que todo nerd é um troxa, é bom repensar quem é o troxa nessa história, pois amanhã ou depois ele pode estar pegando sua mulher e sua vaga de emprego.




David Oaski




 

Um comentário: