sexta-feira, 6 de julho de 2012

O HUMOR NO BRASIL


O que é humor? Sem ver nenhum conceito pronto, humor é a arte de fazer rir, ser engraçado, carismático, incomodar e por que não, emocionar. Os humoristas são, em sua maioria, caras articulados e simpáticos, porém possuem certa dose de maldade e sarcasmo no bolso, pronto para serem utilizados.

O humorismo se caracteriza por alguns ‘tipos’, por exemplo, existe o bobalhão, aquele cara que só de olhar você já ri, como o Mussum; existe também o ator, que sabe interpretar e transmitir a piada, seja o texto próprio ou de outro roteirista, como a maioria dos artistas de programas como Zorra Total e A Praça é Nossa; há também os imitadores, que são figuras que se caracterizam de forma caricata a um personagem conhecido, de uma forma descontraída, como o Carioca, do Pânico; e existem também os caras de pau (não os da Globo), aqueles que fazem piadas de forma cínica, através de comentários ácidos. Vale lembrar que já tivemos grandes mestres no estilo, como Chico Anysio, Costinha, Mazzaropi, entre outros.

No Brasil, de uns tempos pra cá, surgiu a discussão sobre o limite do humor. O motivo principal foi uma piada feita pelo comediante Rafinha Bastos – então membro da bancada do CQC na Band – sobre a cantora Vanessa Camargo. Na volta de uma matéria, Marcelo Tas (comandante da bancada) disse que Vanessa estava uma gracinha grávida, Rafinha de bate pronto respondeu que comeria ela e o bebê. Minutos após o comentário, explodia na Internet um vendaval de críticas a Rafinha, pessoas chocadas com o comentário, sendo que logo em seguida o mesmo foi afastado do programa (pra onde acabaria não retornando mais).

Bastos se recusou a pedir desculpas, Vanessa entrou com um processo e o caso ganhou repercussão gigante, e o comediante foi demonizado, pois além de ser muito popular, ele se caracteriza por piadas com um estilo agressivo, que muitas vezes ofende seus alvos.

A meu ver, a resposta da questão é não. Não existe limite para o humor, se for piada, dentro de algum contexto, ele pode falar o que bem entender, porém deve existir o bom senso por parte do comediante de, na medida do possível, não ofender o íntimo de ninguém. Por outro lado, também acho totalmente legítimo que a pessoa que foi alvo da piada se ofenda e procure seus direitos na justiça. Rafinha foi orgulhoso, poderia ter pedido desculpas e amenizado um pouco toda essa rejeição que ele acumulou, não lhe custaria nada, porém por mais escrota que a piada seja, não podemos ser hipócritas e dizer que esse termo “comia ela e o bebê” não seja utilizado entre amigos, todavia não é um comentário de bom tom, muito menos para ser emitido em rede nacional.

Desde que surgiu a onda do stand up, que é um humor de cara limpa, onde um cara (não necessariamente um ator) sobe no palco e narra situações e circunstâncias rotineiras de forma engraçada, sendo que normalmente os textos são de autoria própria,  essa febre causou uma perda na qualidade do estilo, pois parece que todo mundo quer ser comediante, e cansamos de ver gente sem talento nenhum se apresentando, atirando pra todos os lados pra tentar arrancar um risinho do público.

Atualmente as principais referências do humor são Marcelo Adnet, Danilo Gentili e Marvio Lúcio, o Carioca, do Pânico. Os três formam o que há de melhor na comédia atual no Brasil.


Adnet é ator, já fez pontas em alguns filmes, porém sua carreira deslanchou após entrar na Mtv apresentando o extinto 15 Minutos, lá o ator se destacou com improvisos, imitações e as mais diversas falas engraçadas, se aproximando de um estilo non-sense em alguns momentos. Com o surgimento do Comédia Mtv, Adnet ganhou espaço em esquetes e quadros mais longos e trabalhados, sendo que sua qualidade é impressionante, pois tem capacidade de imprimir aos quadros críticas sociais de forma quase imperceptível. Além dos quadros, Adnet faz paródias de canções famosas, esse talvez seja seu ponto mais forte, já que seus vídeos na Internet são sucesso absoluto.

Danilo Gentili é publicitário por formação, mas ganhou destaque como um dos principais nomes do humor stand up, chamando atenção da Cuatro Cabezas, produtora do CQC que o recrutou para fazer parte do programa. Lá, Gentili, fez de tudo, provocou políticos em Brasília, foi preso se fazendo passar por mendigo em uma matéria, tirou onda com famosos, enfim, desfilou talento e inteligência nas segundas a noite. Desde o ano passado não faz mais parte do CQC e ganhou um programa próprio o talk show Agora é Tarde, feito nos moldes do programa de Jô Soares, em que Danilo entrevista figuras públicas de forma irreverente e abre o programa com textos próprios com muitas sacadas com relação a temas ultra atuais. O piadas do cara te fazem pensar e seus textos são de primeiríssima linha. Não a toa, já tem alguns livros lançados.

Já Marvio Lúcio, o Carioca, é radialista de profissão e participa do Pânico desde o início, tendo migrado da rádio para a Rede TV e se transferido para a Band recentemente. Carioca é um exímio imitador e consegue transformar seus personagens em algo caricato, com vida própria, tal como acontece com Amaury Dumbo (imitação de Amaury Jr.), Jô Suado (Jô Soares) e o Bóris (Bóris Casoy). Dos três, ele é o que faz o humor mais leve e popular, porém com muita competência e talento.


Enfim, cada um gosta de um estilo de um humor, porém particularmente, me agrada mais aquele estilo ácido, que te faz pensar, que põe o dedo nas feridas da sociedade. De forma sarcástica, é possível fazer nossa geração atual pensar e isso é fundamental, pois temos nos esquecido que possuímos esse tal de cérebro dentro da cabeça e que no faz muito bem usá-lo sem moderação.

Rir realmente anima a vida, e o humor é facilitador deste processo. Fontes de humor na nossa época não faltam, pois além dos diversos programas de TV, possuímos também a Internet, com conteúdo gigantesco, com imagens, textos, montagens e tudo que se possa imaginar. E, creio que com respeito e com um pouco de bom senso seja possível sim, falar sobre qualquer assunto, e que as piadas sejam vistas como piadas, com menos hipocrisia, deixando esse foco sério e puritano para os assuntos que realmente importam para o desenvolvimento do país, como educação, cidadania, meio ambiente e política.




David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário