segunda-feira, 3 de junho de 2013

POPSTAR


Neymar é um popstar. Definitivamente um popstar. Tem todos os predicados que o qualificam a esse status: é um jogador de futebol talentoso, é carismático e um ótimo garoto propaganda. Enfim, a imagem de Neymar vende e todos de uma forma ou de outra acabam se interessando pelos rumos da vida de um cara que aos 21 anos já é milionário e tem um dos rostos mais populares do Brasil e do mundo.

Após esgotar as possibilidades no time que o revelou, o Santos, Neymar irá buscar novos horizontes numa das melhores equipes do mundo, o Barcelona, da Espanha, onde jogará ao lado de alguns dos maiores jogadores do futebol mundial na atualidade, como Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi Hernandez. Um clube que além de possuir talentos individuais imensuráveis, possui um time muito forte e um modo de jogar único, de passes curtos e rápidos, marcando pressão na saída de bola do adversário e com infiltrações rápidas da ponta pro meio do seu camisa 10, o melhor jogador do mundo, Messi.

Apesar de extremamente jovem, Neymar carrega consigo uma enorme responsabilidade por ser o melhor jogador da seleção brasileira que está prestes a disputar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo em casa. Mesmo com toda essa pressão o garoto não parece se abalar, pelo contrário, segue jogando todos os jogos e aparece em 8 entre 10 comerciais de Tv.

Há muita expectativa sobre o futuro da carreira do rapaz, sendo que alguns creem que ele será eleito melhor do mundo muito em breve e outros acham que ele será um novo Robinho – outro jogador revelado no Santos que surgiu com status de novo Pelé, porém nunca figurou entre os melhores jogadores do mundo.

Sabe-se que no mundo do futebol as análises são muito imediatistas, mas creio que as duas correntes sejam muito radicais. Primeiro, Neymar ainda não está no nível dos melhores do mundo, caras como os já citados do Barcelona, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Van Persie, Robben, Frank Lampard, Falcão Garcia, entre outros, são caras que já provaram seu potencial jogando futebol no primeiro nível durante algumas temporadas. O brasileiro ainda precisa se provar diante de grandes adversários para ser colocado nesse patamar.

Porém quem entende um pouco de futebol, lembra o quanto o Robinho foi alvo de oba-oba da mídia, sendo que apesar de muito habilidoso, o mesmo sempre teve falhas técnicas graves, principalmente nas finalizações, o que é um grande problema para um atacante. Neymar é muito mais completo que Robinho, mais talentoso e mais dedicado taticamente, o que é fundamental no futebol atual.

Enfim, respostas definitivas só virão com o tempo, mas foi curioso notar quanta mobilização um jogador de futebol ainda é capaz de trazer, ainda mais numa época em que temos acesso a tudo e sua negociação foi confirmada via Instagram.

Que ele se divirta, pois estando feliz, com certeza ele trará muitas alegrias ao catalães e aos que ainda torcem pela seleção da CBF.




David Oaski

2 comentários: