terça-feira, 18 de junho de 2013

17/06/2013 - UM DIA PARA A HISTÓRIA



A pouco mais de um ano fiz um post chamado “Enquanto Isso Em Brasília” (http://rockideologia.blogspot.com.br/2012/06/enquanto-isso-em-brasilia.html), em que contava de forma totalmente utópica uma história de revolução, em que o povo, cansado das mazelas do sistema, invadia o congresso e tomava o poder.

Ontem aconteceu algo semelhante, que eu não imaginava ser possível frente a tanta passividade e omissão de tantos anos da sociedade brasileira. De forma inédita na minha geração, a massa foi à rua protestar, contra as mais diversas adversidades encontradas no dia-a-dia e o mais importante, exercer seu poder de cidadão, lutando por seus direitos.

Tudo começou na semana passada, quando os estudantes de São Paulo foram às ruas protestar contra o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,20. A reação mais comum dos acomodados foi a de sempre ao ver qualquer manifestação de rua: “Não vai adiantar nada”, e seguem reproduzindo isso como velhos rabugentos.

Esses protestos desencadearam manifestações ao redor de todo país pelas mais diversas causas, desde tarifa de transporte público, segurança, saúde, educação e principalmente a realização da Copa do Mundo no Brasil, sendo que temos inúmeras outras prioridades a frente de um evento como esse.

Das grandes capitais às pequenas cidades do interior, o povo foi às ruas, com faixas, cartazes e coração em mãos em busca de um país mais digno de se viver. Ao que parece, deu a cota, a população cansou do descaso dos nossos governantes diante de problemas que assolam a nação ad eternum.

É curioso notar como grande parte da mobilização dos protestos foi feito na Internet através das redes sociais. Minha geração que vem se caracterizando pela alienação e individualismo parece que finalmente acordou e se realmente estiver disposta a mudar os rumos do nosso país, tem tudo pra conseguir, pois com a globalização e tecnologia, temos o mundo em nossas mãos.

Que a garotada finalmente queira mais que Tchu Tcha e brigue por um Brasil melhor.

Depois de muito tempo posso dizer que tenho orgulho de ser brasileiro!



David Oaski



Nenhum comentário:

Postar um comentário