terça-feira, 14 de agosto de 2012

O QUE ACONTECEU COM A MTV?



Lançada no Brasil em 1990, a emissora já consagrada nos Estados Unidos e em alguns outros países buscava ampliação e disseminação da marca, chegando dessa forma a terras tupiniquins.
Na época do seu surgimento, a música vivia uma entressafra, pois as bandas de sucesso do rock nacional dos anos 80 já não estavam nos seus melhores momentos, assim como os artistas da MPB, tampouco a música internacional que via o contínuo desgaste da new wave e do metal farofa.

Contudo, surgiu o movimento grunge ainda na primeira metade da década de 90 e bandas como Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Alice in Chains e Soundgarden, coincidindo com ótimos lançamentos de Guns N’ Roses, Metallica, entre outras alavancaram a emissora a ditadora de tendência e a determinaram como membro ativo da cultura jovem. Em meados da década ainda viriam a surgir grandes nomes do rock nacional, como Raimundos, O Rappa, Charlie Brown Jr., Skank, Chico Science & Nação Zumbi sempre com o aporte da tv, veiculando seus clipes, com as bandas participando ao vivo dos programas, repórteres realizando coberturas em loco, enfim, uma sintonia total com o movimento de um modo geral.

Minha geração cresceu assistindo e foi muito influenciada pela emissora, programas como o Disk Mtv, Neurônio, Lado B, Riff, Dataclipe, Jornal da Mtv, além do Verão Mtv, entre outros, tinham enorme apelo e traziam sempre atrações bacanas. De forma que muito do conhecimento que tenho das histórias, mitos e lendas do mundo da música, vieram de programas como Mtv Mais, Lendas do Rock, entre outros tantos especiais que eram produzidos de tempos em tempos, sempre com muita informação e de forma simples.

Então em meados da década de 2000, a emissora resolveu rever seus rumos e decidiu que o formato não estava mais agradando, mudando completamente o foco da programação da música para os programas de comportamento, game shows, séries e outras porcarias diversas. A partir dali, a Mtv se perdeu, não conseguiu mais ter a força que tinha sendo vista desde então como uma emissora ultrapassada, uma espécie de moda que passou. Triste.

Nos últimos anos, ao que parece, a direção e produção da emissora notou o passo errado e retomou o foco para a música, voltando com programas de clipes, mas com bastante espaço também a comédia, tendo como carro chefe o talentoso Marcelo Adnet. No entanto, as bandas já não oferecem tanto encantamento, os artistas tratados são essas febres adolescentes e a maior parte da programação soa alienada e juvenil, uma espécie de TV Fama infantil.

Tudo que é feito nos últimos tempos, principalmente na tv, é baseado na audiência, sendo que não importa se tal programa tem qualidade ou não, o importante é ter audiência e creio que a Mtv tenha seguido esse caminho do emburrecimento coletivo, deixando, dessa forma, de ter aquela sagacidade dos seus tempos áureos, quando conseguia ser popular e ser roqueira, sem perder a atitude.

Faz falta no nosso país, algum veículo que tente chacoalhar essa bundamolice, que não nade com a corrente, que não siga o caminho mais fácil. Seria ótimo se eles tentassem resgatar as raízes e bombardeassem a molecada de informação, de música boa, com artistas tanto clássicos, quanto contemporâneos, divulgando e apoiando a cena independente do país, gerando discernimento na geração que vem vindo. Porém não é o que parece acontecer, seguimos dependendo do surgimento de bandas novas a fim de fazerem a diferença, porém sem o devido apoio e reconhecimento, muita dessas bandas, por mais atentos e curiosos que sejamos, não chegarão aos nossos olhos e ouvidos, enquanto Justin Beabers e afins tomam todo espaço para si.

Torço pra que um dia a Mtv volte a ser relevante culturalmente ou que surja outro veículo com tamanha força que volte a influenciar de forma positiva as gerações, com estilo próprio e de forma original, não seguindo a maré.




David Oaski 



5 comentários:

  1. Infelizmente, nunca tive muito acesso à MTV, só de uns anos pra cá. Fico me imaginando assistindo aos velhos tempos, mas agora é tarde. Me sinto triste por nunca ter acompanhado a velha MTV e a Manchete, mas é a vida, agora é tentar mudar o cenário atual...

    ResponderExcluir
  2. ESPERO DE CORAÇÃO QUE A MTV VA A FACENCIA !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. David, também sou dessa geração e concordo com você.

    No entanto, acho que só podemos nos sentir lisonjeados de ter vivido nessa época cara, pois, assim como tantos outros exemplos: filmes, programas de televisão, humoristas, artistas e até mesmo na música, jamais serão como antes. Talvez porque como muita coisa já foi explorada, e existem tantas cópias de tudo, falta "originalidade".

    Além é claro que o fluxo de informações de hoje pela internet é muito diferente. É tudo muito fácil.
    Por exemplo: Quando eu descobria uma banda nova e bacana no Lado B, eu tinha que ir na galeria do Rock, correr atrás, procurar, manusear o disco, ouvir...
    Tinha-se muito mais contato com as coisas e valorizava-se mais.

    Não que a facilidade da internet seja ruim, muito pelo contrário, só que é diferente. E é essa diferença que impede, na minha opinião, que a MTV possa resgatar alguma coisa de seus tempos áureos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, vc tem grande dose de razão, mas façamos o possível para mudar o cenário atual.
      Um abraço!!!

      Excluir