segunda-feira, 6 de agosto de 2012

COMO SE FOSSE CRIANÇA




Quando era criança, ficava olhando para as estrelas, sem pretensão nenhuma, só por olhar mesmo, curtir o visual. Lembro que pensava se haveria vida naqueles pontinhos brilhantes e os adultos me explicavam que eles estavam a milhões de anos luz de distância e que nunca ninguém havia chegado até lá. Tudo isso era fascinante.

Me pego pensando há quanto tempo não dou valor pra esse tipo de coisa ‘boba’ da vida e será que realmente são atitudes bobas, contemplar o sol, olhar o luar e as estrelas, sentar em frente ao mar pra fazer nada, só sentir a brisa. Sinceramente, acho isso tudo muito mais importante do que ficar babando no carro passando na avenida, do que trabalhar doze horas por dia, em prol do seu ‘futuro’.

Por que a vida nos endurece tanto nos dias atuais? Tudo parece tão pesado. Você tem que estudar, tem que trabalhar, tem que ser a melhor pessoa do mundo, ser o melhor em tudo que faz, vencer sempre e mais, postar no Facebook depois pra mostrar pros amigos.

Tudo parece tão louco e desvirtuado que pensar nisso é decepcionante. E mais, por não pensar da mesma forma que a maioria, você é tido como alienado, quando a verdade é justamente a contrária. Como já disse aqui num outro post, todos estão parecendo robôs, vestindo sempre o que está na moda, ouvindo a música que toca na rádio e frequentando os lugares que trazem status. Pra que pensar né, deixa a linha de montagem correr.

Quando éramos crianças (pelo menos na minha época), nos preocupávamos em decidir qual seria a próxima brincadeira, no que aprontar, ficávamos curiosos ao ver cada novidade que passava no nosso raio de visão. Será que é tão difícil conservar um pouco disso dentro de nós? Será que estamos utilizando o tempo da melhor maneira possível? Creio que não.

Todos temos responsabilidades e a vida adulta traz consigo uma carga delas, mas por um lado somos tão fortes e dedicados no que diz respeito a estudo e trabalho, por exemplo, por que não sermos também em relação a diversão, cultura e loucura. Isso mesmo, uma dose de loucura não faz mal a ninguém, andar sempre na linha é um porre.

As pessoas são ignorantes pra uma série de questões e conservadoras pra outras, não buscam outro ponto de vista, ao contrário das crianças que sempre querem aprender, sonham alto e olham pras coisas com uma pureza que infelizmente a sociedade atual está tomando da gente.

Dizem que o mundo é cíclico, chamo esse de o ciclo da burrice, espero que esteja no final e que venham grandes dias pela frente.

Afinal, estar vivo é uma coisa, se sentir vivo é outra totalmente diferente.







David Oaski


Nenhum comentário:

Postar um comentário