Nota: 7,5
Some Kind Of Monster é um documentário lançado em 2004 pela
banda norte americana Metallica. A princípio, o registro tinha a intenção de
registrar o making of do álbum “St. Anger”, lançado em 2003, porém devido aos
diversos problemas de relacionamento entre os integrantes da banda e so
problemas individuais do mesmo, o filme acaba por relatar a fase mais
turbulenta dos 30 anos de carreira da banda e como ela conseguiu ultrapassar as
dificuldades e se manter na ativa.
As filmagens começam em 2001, apresentando logo de cara, como
Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra) e James Hetfield (vocais e
guitarra) tiveram de lidar com a saída do baixista Jason Newsted, alegando
cansaço e divergências pessoais. Esse era só o começo da tempestade.
Lars e James: Relação hostil |
A banda promove o produtor do álbum: Bob Rock, a baixista
provisório e segue com as gravações do que viria a se tornar o controverso álbum
“St. Anger”. Durante as gravações, o empresário do grupo resolve contratar um
terapeuta para ajudar nas questões internas, que segue com eles durante mais de
um ano. Nota-se o quanto James e Lars têm personalidade forte e divergem sobre
quase tudo, enquanto Kirk é mais contido e serve como um termômetro entre os
dois egos gigantes. Diversas brigas soam infantis, com direito a James saindo
batendo a porta do estúdio e Lars gritando ‘fuck’ na cara de seu ‘amigo’.
A coisa degringola quando James se interna num centro de
reabilitação para tratamento do alcoolismo, travando todas as atividades
relacionadas à produção do novo álbum e deixando incerto o futuro da banda.
Nesse meio tempo, é mostrado um pouco mais da intimidade de Kirk (que surfa e
tem uma fazenda) e Lars (que também vai a um rancho e tem uma conversa intensa
com seu pai). James só voltaria um ano depois, porém sem deixar de lado as
tretas com Lars, que se mostra ressentido pelo egoísmo de James só pensar em si
mesmo. Ambos usam o termo controlador para definir um ao outro, as brigas são
cansativas e extremamente desgastantes para todos os envolvidos.
Há também a passagem em que Lars se encontra com Dave
Mustaine, do Megadeth, primeiro guitarrista do Metallica, que se mostra
extremamente magoado pela forma como foi tratada sua saída da banda, Lars
também demonstra algum arrependimento. Trata-se de um ponto importante, pois
acaba por esclarecer uma das passagens mais polêmicas da história da banda.
Apesar de toda confusão, é interessante ver o processo de
criação da banda, em conjunto no caso desse álbum. Como as ideias surgiam, como
James tem insights brilhantes e como o trabalho do produtor é importante a dar
o rumo correto às canções.
Por final, o documentário mostra a finalização do álbum e a
contratação de um novo baixista: Robert Trujillo (que segue até hoje), que
simboliza a estabilizada nos voos da banda. Juntamente vem a homenagem da Mtv,
através do especial Icon, onde grandes nomes da música são homenageados e banda
sai em turnê para divulgar seu trabalho.
O documentário é extenso e mostra como estar em uma banda de
rock pode ser tão estressante como qualquer outro emprego, tendo em vista que
diante do tamanho do grupo, muitas vezes a coisa é tratada como uma empresa, onde
todos tem obrigações e abdicações, o que torna-se muito pesado diante de
vaidades e egos inflados.
Além disso, serve pra mostrar uma outra face de nossos
ídolos, vi um Lars chato e arrogante e um James agressivo e infantil em
diversos momentos, demonstrando que os rockstars não são heróis, longe disso,
possuem fraquezas e são extremamente vulneráveis.
Mesmo com todos os percalços os caras têm o mérito de terem
seguido em frente, encarado os problemas de frente e seguem tocando e gravando
até os dias de hoje e, ao que parece, a relação entre eles é boa, já que como
dizem, depois da tempestade vem a bonança.
David Oaski
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