segunda-feira, 8 de julho de 2013

O MARKETING E O UFC


Não é preciso conhecer a fundo a história do UFC para saber que sua ascensão está diretamente ligada a um ótimo trabalho de marketing elaborado por Dana White, seus sócios e sua equipe. Daí surgir à questão do quanto a derrota do brasileiro Anderson Silva no evento de sábado não está associado a mais um golpe de mestre desse evento que cresceu substancialmente nos últimos anos.

Pra quem não assistiu a luta, Silva foi derrotado por Chris Weidman, no UFC 162, no segundo round após provocar continuamente o adversário, o estimulando a golpeá-lo na cara e baixando a guarda, como o brasileiro sempre faz, diga-se de passagem. Porém, numa das provocações de guarda baixa, Chris acertou um direto no queixo de Anderson que caiu ‘desligado’, dando a vitória ao americano.

Silva perde a hegemonia
A repercussão da luta foi imensa, gerando diversos debates na Internet em fóruns e redes sociais, sendo que muitos falam que a derrota foi merecida devido à atitude prepotente do brasileiro diante de seus adversários e o que gerou o knock out foi o excesso de confiança; outros acham que Anderson cansou da pressão de defender o cinturão (já o defende há nove anos) e resolveu largar o trono; já outros como este que vos fala, acham que a derrota trata-se de mais uma tacada de mestre do Marketing de Dana White e seus blue caps.

Ressalto que é tudo teoria da conspiração, não tenho nada que prove minha tese, mas é notável a infinidade de possibilidades que a derrota do brasileiro abre para o evento. Agora Anderson pode pedir uma revanche contra Weidman, já este terá lutas muito mais concorridas já que se tornou o campeão, além de outras infinitas combinações (já se fala em Belfort desafiando o americano). Além disso, a hegemonia não é interessante pra nenhuma categoria esportiva, já que o interesse na competitividade da coisa tende a diminuir com o tempo.

Enfim, provavelmente nunca saberemos se alguma dessas teorias faz ou não sentido, mas sem dúvida alguma a engrenagem do UFC vai capitalizar esta derrota em algo muito maior. Vejamos os próximos capítulos.


David Oaski



Nenhum comentário:

Postar um comentário