sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O ALIENADO E O 'INTELECTUAL'




Todos têm o direito de se expressar. Eu mesmo, nos meus textos, questiono diversas coisas e reclamo por causas que penso que devem ser melhoradas e estão erradas na nossa sociedade em diversos âmbitos.

Porém, cada vez mais nos nossos tempos, surge uma categoria nova, a dos reclamões. Reclamam por qualquer coisa, com ou sem razão, o interessante é nadar contra corrente, discordar com ou sem argumentos. As causas são diversas, desde a vontade de aparecer, até a necessidade de se mostrar mais inteligente que outra pessoa, passando, é claro, pela pura vontade de tumultuar (ou exuzar, como se diz na gíria).

Não estou aqui criticando quem luta por causas dignas, protesta por seus ideais e reclama com motivos, bons argumentos e em prol de uma causa, mas sim daqueles que reclamam por reclamar, atirando para todos os lados, como se isso fizesse do indivíduo mais esperto e sagaz que os outros.

Alguns exemplos desse tipo de comportamento, são aqueles que reclamam de modinhas. A expressão por si só já é suficiente pra me incomodar, afinal certa coisa é legal ou não, como por exemplo, andar de stand up parece ser super divertido, além de ser um esporte; comer temaki é saudável, muito melhor que ir ao Mcdonalds; andar de patins também faz bem. Ou seja, nesse caso, o comportamento adotado só trará benefícios a quem está desfrutando, independentemente de ser ou não uma mania da época. O que é prejudicial nesse caso, é frequentar lugares que você não se sente a vontade só pra ser ‘cool’ e estar na moda, ou ouvir determinado tipo de música por tocar na rádio. Isso sim é deplorável.

Outra coisa que incomoda, é a falta de distinção quanto a alguns argumentos sobre coisas que caem no gosto popular, como se tudo que o povo gosta fosse um lixo. Ok, a maioria das coisas é realmente um lixo, porém não se pode generalizar, há sim boas novelas, bons cantores, cantoras, bons programas de tv, etc. Além disso, esse papo de que Tv Globo aliena  a população já encheu o saco né?! Com o tanto de informação que se tem disponível ao alcance de qualquer um, ficar culpando uma emissora de tv pela alienação do povo, ao meu ver, já é um pouco demais.

Resumindo em miúdos, tem muito pseudo intelectual dando uma de otário e sendo tão ignorante e retrógrado quanto qualquer alienado.

E você, concorda ou discorda?



David Oaski


3 comentários:

  1. "A moda é não gostar da moda." Cara seu blog é top: rock, pensamento, opinião. Continua assim, eu tô espalhando pra todo mundo. Parabéns.
    P.S. esse captcha tá inumano.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir