sexta-feira, 25 de maio de 2012

MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS


MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS
NOTA: 9,0



O livro, com título original “Fear and Loathing in Las Vegas”, foi lançado em 1971, pelo autor Hunter S. Thompson (1937-2005), e traz como protagonistas, o reporter Raoul Duke e seu advogado, Dr. Gonzo. Foi lançado originalmente em partes pela Revista Rolling Stone um ano antes e, publicado em formato de livro no ano mencionado.

O romance traz uma jornada do protagonista, com seu coadjuvante, rumo ao sonho americano, uma ida a Las Vegas, regado a muitas drogas e álcool, o autor impõe sarcasmo e ironia a cada página, com muita sagacidade ele desenrola os fatos, o que se deve muito a história ter na maior parte elementos autobiográficos.


Raoul Duke é um repórter e é chamado para cobrir um evento de motos em Las Vegas, daí a loucura começa, ele recebe uma verba e zera tudo, alugando um carro conversível, comprando drogas de todos os tipos e para todos os gostos e, claro, muito álcool. Duke resolve esmiuçar e, de certa forma, desmistificar o sonho americano.

              Uma das ilustrações da última edição do livro, lançado em 2007 no Brasil pela Editora Conrad

São inúmeras as aventuras que a dupla percorre no decorrer da selvageria que se torna a viagem, desde cruzar um estranho na highway para o destino, o próprio evento de motos, uma inusitada convenção anti drogas (?!). As passagens são geniais, pois Duke está sempre completamente chapado e o Dr. Gonzo é um maluco completo, um junkie, com fome de tudo, se metendo em todas as confusões possíveis e imagináveis. Lembro de uma passagem hilária em que Duke tem uma paralisia no corpo devido aos abusos evidentes e descreve passo a passo a situação, ele definitivamente acha que vai morrer e não acha tão ruim assim.

Como já dito, o livro é autobiográfico e conta com algumas óbvias alterações, passagens da vida do autor, Hunter S. Thompson, que cometeu suicídio em 1995, e sempre foi marcado pelos abusos da fase da contracultura nos Estados Unidos, ele usou e abusou de diversas substâncias ilícitas e álcool, buscando ferozmente a satisfação ou simplesmente a autodestruição, de certa forma. A obra traz um estilo de jornalismo novo à época, o que viria a se tornar o jornalismo gonzo, que tem em Hunter, um de seus percussores, fugindo totalmente do conservadorismo que prezava pela imparcialidade nas matérias, sendo que ele se jogava de cabeça, contando a história de dentro e, normalmente de forma visceral, intensa e selvagem.


Hunter marcou época e é um dos autores mais lembrados daquela fase controversa nos Estados Unidos, nos anos 1970, era o final da era hippie e o início da era dos antidepressivos, e nessa obra ele retrata o medo e delírio que os americanos passavam à época, uma fase de libertação, porém marcada pelos abusos.A obra virou filme nos anos 1990, com Jhonny Depp no papel de Duke e Benicio del Toro, como Dr. Gonzo. Depp, inclusive grande fã de Thompson, estrela também outra obra do autor: ‘Rum: Diário de um Jornalista Bêbado”.


Um dos melhores livros que li e um marco cultural. Mais do que recomendado, leitura obrigatória a todos que de certa forma se sentem presos aos moldes que a sociedade nos tem imposto no decorrer dos séculos!!! 




David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário