sexta-feira, 19 de abril de 2013

RESENHA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE HERMES E RENATO



Quem cresceu nos anos 90 e 2000 e não conhece Hermes e Renato não teve uma infância plena. O humor non sense e sátiras de programas populares dos caras são impagáveis, além de personagens clássicos, como os que dão título ao programa e, principalmente Boça e Joselito Sem-Noção. Ao longo de dez anos no ar na Mtv (de 1999 a 2009), os caras fizeram de tudo: esquetes de humor, sátiras de novelas e programas de auditórios (Cláudio Ricardo, Palhaço Gozo), músicas (Massacration, Coração Melão, entre outros) e até dublagens de filmes thrash (Tela Class), tudo de forma singela e muito competente, acumulando fãs e se mantendo engraçados e relevantes durante todo período que estiveram no ar.

Personagens clássicos: Joselito e Boça
Apesar do meu apreço e memória afetiva pelo programa, não sabia muito sobre a vida dos artistas além da tv, tampouco as origens dos atores, sequer nomes verdadeiros. Porém, ontem a Mtv – que os recontratou após alguns anos com os Legendários, onde mudaram o nome para Banana Mecânica – exibiu o documentário “A Verdadeira História de Hermes e Renato” e achei muito bacana.

Desde moleques, a trupe fazia gravações amadoras e extremamente toscas na casa de Fausto, o líder do grupo. Lá, eles faziam sátiras de comerciais, programas e filmes de forma completamente simples, entre amigos, com o único intuito de diversão. Do elenco que se consolidou na Mtv, Adriano (Joselito) e Fausto (Renato) sempre estiveram na bagunça, e desde muito pirralhos demonstravam ser engraçados e, de forma intuitiva desenvolveram um talento natural para o humor.

Quando Marco (Hermes) entrou para o grupo a coisa começou a ficar um pouco mais ‘séria’, pois eles começaram a seguir roteiros e a tentar brincar com cortes de câmeras, tudo com muita influência do que admiravam e assistiam desde sempre como pornochanchada, Trapalhões e programas de auditório diversos. Essa experiência de espectador deu a eles um feeling natural que seria visto anos mais tarde na tv. Ainda entrariam para o grupo Bruno Sutter (Detonator) e Felipe Torres (Boça).

Figuras centrais - Hermes e Renato
Após muitos anos de gravações como hobby, o grupo resolve concorrer a uma promoção na Mtv para veicular uma vinheta, sendo que no vídeo enviado haviam também gravações diversas, com alguns dos quadros que eles faziam. O vídeo virou hit nos corredores da Mtv e eles foram chamados para fazer mais dez vinhetas e, dependendo da aprovação do público, assinariam um contrato.

A repercussão foi imediata, com a audiência pirando naqueles malucos, com roupas características dos anos 70, falando palavrões pelos cotovelos e fazendo as sátiras mais absurdas do mundo. Daí foram 10 anos se reinventando a cada temporada, com quadros e personagens clássicos e mostrando talento em diversas plataformas do humor, chegando ao ponto deles próprios assumirem a direção do programa.

É curioso ver os caras fora dos personagens e falando sério para a câmera. São histórias divertidas contadas inclusive pela mãe e irmão do Fausto (o último inclusive participava das gravações no começo). A passagem em que contam que o Joselito realmente existiu e era um ex-cunhado do Fausto é hilária.

O mais interessante é ver como a sorte dos caras virou a partir do envio daquela fita, sendo que uma brincadeira se tornou a profissão deles e ver como eles acreditam no que fazem e se divertem fazendo, o que torna tudo mais divertido ainda para o público.



David Oaski


3 comentários:

  1. Eu amo eles,adorei o documentario

    ResponderExcluir
  2. Posta o video do documentario ae pra ver de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não vai rolar cara, dá uma pescada no Youtube ou dá uma olhada no site da Mtv nos horários de reprise.

      Abraço!

      Excluir