quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

RESENHA: A VISITA CRUEL DO TEMPO - JENNIFER EGAN

Capa do livro, que saiu no Brasil pela Editora Intrínseca


Nota: 7,0

Este livro talvez seja o grande destaque da literatura adulta nos últimos anos. Méritos da autora norte americana Jennifer Egan, lançado em 2011, vencedor do cobiçado prêmio Pulitzer, a obra une histórias de diversos personagens entre a década de 70 e o final da década da atual, formando um caleidoscópio entre eles, na maior parte tendo como pano de fundo, a indústria da música e do entretenimento.

O personagem mais constante do livro é Sasha, que é apresentada como secretária de Bennie Salazar, um figurão da indústria da música, responsável por descobrir a bem sucedida banda punk The Conduits. Sasha é cleptomaníaca e faz terapia pra tentar curar tal distúrbio, fora isso leva uma vida normal, como uma jovem buscando ganhar a vida em Nova York.

Após à introdução à Sasha, nos é apresentado Bennie mais a fundo, um coroa, que havia deixado seu sonho de ser músico de lado para montar uma gravadora. Bennie tem uma relação complicada com seu filho e está recém divorciado e se lembra com nostalgia dos seus tempos de criança, quando tinha uma banda, ao lado de Scott, seu melhor amigo na época e um grupo de amigas que ajudavam e até participavam da banda.

A premiada autora Jennifer Egan
A partir daí cada capítulo caminha pra uma época e um ou mais personagens, sempre tendo uma história em destaque, entre eles os membros da turma de Bennie e adjacentes, a vida conturbada de Sasha, que fugiu de casa na juventude, acabando por morar em Nápoles, Itália, onde fazia de tudo para se manter.

O tema central da história é a passagem do tempo e como somos afetados por ele, como nossos sonhos se dissolvem, como deixamos de ser o que éramos e nos tornamos uma pessoa totalmente diferente, como a vida dá voltas malucas e nos vemos pertencendo à círculos sociais com os quais jamais imaginamos fazendo parte e, por outro lado, como conseguimos apesar de tudo seguir em frente e montar família, ter outras prioridades que acabam justificando (ou não) a mudança de rumo que o tempo, cruel como o título sugere, nos faz seguir.

O livro é muito bem escrito e a maioria dos capítulos tem leitura agradável, que prende o leitor e o deixa curioso em saber o desfecho de cada personagem. A autora abre, a cada capítulo, novas abas com personagens inesperados, que vão de figurantes a protagonistas entre os capítulos, formando um interessante cenário maior, que mostra a passagem dos anos para diferentes personagens e como a história de vida de cada um, as situações e o jeito de ver o mundo de cada um influenciou para que chegassem naquele ponto da história.

O que mais me surpreendeu é que a autora conseguiu alinhavar de forma muito competente as histórias, mesmo quando você pensa que ela se perdeu, ela volta com um elo, que faz todo sentido. Por exemplo, o personagem Alex é apresentado no primeiro capítulo como um caso superficial de Sasha, durante um jantar e ida à casa da mesma, onde acabam transando. Alex volta no último capítulo como arranjador de público para o show de Scott, que está sendo agenciado por Bennie, ou seja, tudo muito bem alinhavado.

Outro fato interessante é como a autora conseguiu embutir no seu último capítulo fatores que mostram a futilidade da direção que nossa geração está encaminhando, com o distanciamento causado pelas redes sociais e toda superficialidade e desvio de princípios que tem crescido na sociedade atual.

Não sei se o livro é digno de todo esse hype que se criou ao seu redor, mas o fato é que A Visita Cruel do Tempo diverte e, ao mesmo tempo faz pensar, sobre a implacabilidade do tempo e o mais importante, nos faz olhar a nossa volta e nos questionar se é isso mesmo que queríamos ser, senão devemos mudar o rumo totalmente enquanto é tempo. E, finalmente chegarmos à conclusão que não temos como controlar nada disso. Como diz uma das passagens do livro:

- O tempo é cruel, não é? Vai deixar ele te intimidar?




David Oaski





Um comentário:

  1. Olá David
    Acabei de ler este livro e posso afirma o quão diferente ele é...mas não por isso deixa de ser interessante. Levei algumas páginas para pegar o ritmo do livro mas adorei. Rendeu muitas reflexões!

    Gostei muito da sua resenha. Parabéns!

    http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com

    ResponderExcluir