terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PRATIQUE A EMPATIA



“Tudo que você faz um dia volta pra você e se você fizer o mal, com o mal um dia você vai ter que viver”. Essa frase é de Renato Russo e trata-se de um dos versos da canção “Bumerangue Blues”, gravada pelo Barão Vermelho no álbum “Declare Guerra”, de 1986. A música como o título sugere fala sobre como tudo que você recebe nada mais é do que o retorno do que você proporciona ou proporcionou, ou seja, é a velha história, se você planta o bem, irá colher o bem e se plantar o mal, irá colher o mal.

Numa pesquisa rápida via Google, uma das definições encontradas para empatia é a seguinte: ‘Capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela’.

A questão que quero chegar é a seguinte: Até que ponto você se coloca no lugar dos outros nas suas relações interpessoais ou até mesmo nas opiniões e julgamentos que emite?

Pouco se fala nesse viés da personalidade humana tão pouco praticado atualmente. Infelizmente cada vez menos pensamos como a pessoa se sentiu ao tomar decisão ou quais problemas ela enfrenta ou até mesmo sua história de vida. Muitas vezes simplesmente vomitamos nossa opinião, sem analisar que em certas circunstâncias talvez tivéssemos agido da mesma forma.

Discussões e desentendimentos ocorrem, faz parte da natureza humana, mas se soubermos exercitar a empatia podemos nos tornar pessoas muito melhores, mais compreensivas e mais fáceis de relacionar.

Claro que em certos momentos temos de ser egoístas e olhar para nós mesmo acima de tudo, mas em outros diversos momentos é possível dosar o individualismo com uma dose de bom senso e empatia.

Procure saber como sua mãe, seu pai, filho, esposa, amigo ou funcionário se sente com relação às situações e a vida de um modo geral, numa análise mais ampla e faça o possível para entender que as pessoas são diferentes e as motivações que geram suas atitudes também.

Como dizia Kurt Cobain: “Paz, amor e empatia”.



David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário