quinta-feira, 27 de março de 2014

RESENHA: CLUBE DE COMPRAS DALLAS



Nota: 8,5

Lançado em 2013, a produção norte americana Clube de Compras Dallas – título original Dallas Buyers Club - conta a história do eletricista / cowboy Ron Woodroof  (Matthew McConauguey). Ron é homofóbico e leva uma vida desregrada típica dos anos 80, com muito sexo e drogas, porém após passar mal e desmaiar descobre ter adquirido o vírus da AIDS e os médicos dão a ele no máximo 30 dias de vida. Vale lembrar que estamos em 1985 e se tinha pouquíssima informação sobre a doença.

McConauguey, o melhor ator da atualidade
Ron, assim como qualquer um, pira ao saber que tem um mês de vida e age de forma cética, continuando com sua vida de putaria, no entanto ele rapidamente percebe que seu corpo não aguenta mais o baque e procura novamente os médicos atrás de AZT, a droga que combatia a doença na época e que mais tarde se revelaria altamente tóxica e acabava por prejudicar o paciente na maioria dos casos.

No primeiro mês Ron pega o remédio de forma clandestina com um funcionário do hospital, porém após a distribuição da droga ser dificultada, o funcionário indica a Ron um médico no México que poderia lhe ajudar.

Ron parte para o México sem pestanejar e encontra o médico que toca uma clínica clandestina de aparência grotesca e afirma a Ron que o AZT deteriora ainda mais o organismo do portador de HIV, sendo que ele estava desenvolvendo com base em estudos um tratamento alternativo com outros medicamentos menos danosos e vitaminas.

Jared Leto sensacional no papel de um travesti
Ron, que já havia pesquisado tudo que havia disponível de informação sobre a doença investe todas as fichas nesse tratamento e nota uma significável melhora no seu estado de saúde. É quando ele tem o insight de levar esse tratamento aos Estados Unidos, como uma espécie de traficante do bem.

Apesar de alguma dificuldade com a fiscalização da fronteira, Ron consegue entrar no seu país natal com a medicação em alta quantidade se passando por um padre com câncer. Chegando em casa ele começa a negociar as drogas em boates e grupos de ajuda, é quando ele encontra com Rayon (Jared Leto), um travesti que ele já havia encontrado durante uma de suas internações e o mesmo o ajuda na disseminação das vendas.

Estava formado o que viria a ficar conhecido como Clube de Compras Dallas, que cobrava uma taxa mensal e fornecia aos enfermos quaisquer remédios que quisessem. O clube tinha uma sede numa espécie de cortiço e era administrado por Ron, em parceria com Rayon, com quem após muito preconceito ele desenvolve uma amizade.

Apesar de ser um sucesso o clube de compras começa a despertar a ira do governo através do órgão de controle de drogas, o FDA (Food and Drug Administration), que começa a apertar o cerco devido ao fato da maioria da população portadora da doença não procurar mais os hospitais para tratamento, mas sim os clubes de tratamento alternativo. Apesar de se mostrarem eficazes, os tratamentos não eram passados por médicos, o que trazia um risco grande a quem se utilizava das medicações. Além disso, a indústria farmacêutica e hospitalar americana vendo tudo aquilo como um negócio também se sentia cada vez mais incomodada com a prosperidade do clube.

A FDA consegue finalmente proibir a entrada das medicações que Ron negociava, pondo fim ao Clube de Compras Dallas, porém ele ainda conseguiria na justiça permissão para tomar um de seus medicamentos. Rayon morre durante esse processo.

A garra e a dedicação de Ron em não se conformar com a doença e seus tratamentos formais deram a ele mais sete anos de vida. Ele faleceu em decorrência da AIDS em 1992.

Considerações Finais

Com atuações fantástica de Matthew McConauguey e Jared Leto, ambos vencedores dos óscares de melhor ator e melhor ator coadjuvante respectivamente, Clube de Compras Dallas mostra como uma história bem contada, com bom roteiro e bons atores pode se tornar um grande filme.

Pois o filme não traz nenhuma história hiper desenvolvida ou uma ficção ultra emaranhada, mas somente uma história de vida, de pessoas lutando por suas vidas numa época em que uma doença até então obscura assolava a vida de muitos.

Com forte carga emocional, a obra mostra a garra de um cara tentando se manter vivo e, afinal não é isso que fazemos diariamente? Só que Ron o fez com classe e ajudou muita gente na sua luta.


David Oaski


Nenhum comentário:

Postar um comentário